História de Gramado |
Um pouco de história
O nome da cidade está relacionado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. Ao chegarem no topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Há outros que acreditam que a origem do nome da cidade se deva ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.
A colonização é européia, iniciada por imigrantes lusos, em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. Tamanha diversidade só vem a tornar a cidade ainda mais encantadora, pois o resultado dessas misturas pode ser encontrado ainda hoje, na culinária variada e na arquitetura do município.
As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.
Hino de Gramado
Letra e Música:
Padre José Scholl
No alto da Serra Gaúcha
Num verde planalto ondulado Vislumbram-se em meio aos outeiros O velho e benquisto “Gramado”.
Cantemos num brado festivo
Com calma de ardor juvenil O amor que nos liga a “Gramado” Parcela do vasto Brasil.
Descendo as alturas do centro
Por vales, peraus e escarpadas, Dos homens do campo, as lavouras Desdobram-se ao longo espalhadas.
Indústria, comércio e colônias,
Num único esforço aplicado, Retratam o ardor progressista Que anima o porvir de Gramado.
Riquezas da mãe natureza
Que Deus semeou nesta terra Ofertam aos muitos turistas Saúde nos ares da Serra.
Brasão de Gramado
Bandeira de Gramado
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário